A migração de sites é o processo de transferência de um site e seu conteúdo de seu domínio atual para um novo. Ele pode melhorar o desempenho, o design e a experiência geral do usuário do seu site. No entanto, a decisão de migração é drástica e não deve ser tomada de ânimo leve. Exige tempo e esforço para obter tudo nos mínimos detalhes e não é recomendado, a menos que não haja outra maneira de melhorar o desempenho do seu site.
É fácil ignorar muitos itens que devem ser verificados durante a migração, incluindo o papel das práticas de otimização de mecanismo de pesquisa e salvaguardas que garantem que o impacto da migração seja mínimo e que realmente melhore o desempenho do site a longo prazo.
Aqui estão alguns dos erros de SEO de migração de sites mais comuns a serem evitados:
Falta de comunicação e alinhamento : Ao planejar a migração do seu site, é crucial envolver todas as equipes no processo para garantir que todos estejam alinhados desde o início e durante todo o projeto. Isso inclui sua equipe de SEO e seu papel em garantir que a migração esteja de acordo com as melhores práticas de SEO. Não envolver sua equipe de SEO desde o início pode prejudicar seu tráfego orgânico e a receita subsequente. Esse dano nem sempre é visível na superfície, pelo menos não a curto prazo.
Redirecionamento não planejado : gastar tempo mapeando e testando os redirecionamentos das URLs de domínio antigo para as do novo domínio não é um luxo. Não vá com a escolha fácil de redirecionar em massa todos os URLs antigos para sua nova página inicial. Em vez disso, certifique-se de que cada página seja redirecionada para o novo URL com conteúdo semelhante. Se uma página de alto valor não tiver uma contrapartida relevante na nova estrutura planejada para ser redirecionada, é recomendável reservar um tempo para criá-la, se possível. Para as páginas que foram retiradas, você pode redirecioná-las para suas páginas de categoria relevantes ou, se não houver nenhuma, para a nova página inicial.
Não testar : A migração requer muito tempo e esforço colaborativo de todas as equipes envolvidas. Por esse motivo, está sujeito a erros e geralmente sofre alterações ao longo do caminho e você precisa testar e verificar suas implementações recomendadas a cada passo possível do caminho. Isso também é essencial no próprio dia do lançamento, imediatamente após o lançamento e algum tempo depois para confirmar que a transição ocorreu da melhor maneira possível. Execute um rastreamento em seu novo site para verificar se tudo foi implementado, incluindo os redirecionamentos planejados, o arquivo robots.txt e suas tags canônicas. Quase sempre há algo que pode funcionar mal.
Não usar a ferramenta Alteração de endereço : o Google Search Console possui uma ferramenta que facilita o processo de migração de sites chamada Alteração de endereço, que os webmasters podem usar para informar o Google sobre a migração planejada. A ferramenta foi desativada e reativada pelo Google e pode ser omitida facilmente entre todas as verificações pré-migração. Essa etapa pode agilizar o rastreamento e a indexação do novo site pelo Google e a desindexação do site antigo.
Não desaprovar rastreadores : não adicionar um comando de desautorização ao seu arquivo robots.txt deixará seu novo site sob o risco de ser rastreado e indexado pelos bots e, por sua vez, visitado por seus usuários enquanto ainda não está pronto para ser lançado. Sem mencionar os possíveis problemas de conteúdo duplicado que podem surgir e o impacto subsequente nas classificações do seu site atual.
Não ter um backup do seu conteúdo atual : se você está planejando implementar alterações grandes ou pequenas no conteúdo do seu site, nunca é uma má ideia ter um backup dos seus recursos para garantir. Certifique-se de ter esse backup antes de iniciar os procedimentos de migração.
Não monitorando seu desempenho : continue monitorando e comparando o desempenho pré e pós-migração do seu site para ver como ele melhorou e se a migração alcançou as metas planejadas. Isso é fundamental para determinar como você deve proceder com a otimização do novo site e detectar e resolver quaisquer problemas o mais rápido possível.
A migração do site pode ser um processo recompensador se feito da maneira certa e pelos motivos certos, mas é um risco alto e você deve navegar pelo processo com cautela.
fonte: https://www.iprospect.com/en/za/news-and-insights/news/common-website-migration-seo-mistakes-to-avoid/